“Novo Coaching” Um Compromisso para Cristãos com Resultados e Realizações

Por Wilson Martins

Desde 2017 anos atrás, e ainda hoje um dos maiores desafios dos cristãos tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas conheçam mais e melhor a palavra. Falar sobre as graças e a fé tornou-se algo complexo que demanda muito estudo e desenvolvimento pessoal.

O Coaching customizado do meio empresarial para o religioso veio trazer uma nova visão e consequentemente uma nova missão para o missionário evangélico.

Coaching nada mais é do que um processo para atingir resultados buscando mudanças em vários níveis desde os mais básicos como: ambiente, comportamento, capacidades e habilidades, até os mais profundos como a identidade e a espiritualidade, que juntos atuam transformando todo o ser humano.

Diferentemente do coaching empresarial em que focamos no individuo, e colocamos o homem na frente de tudo, o Coaching Cristão é centrado em Jesus, isto é, o processo para resultados é Cristo em toda a sua essência: como em Romanos (11:36) “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas”.

Usando a metodologia no qual uma pessoa ou várias se comprometem a apoiar uma à outra a atingir os resultados, ter sabedoria, adquirir competências, amor, equilíbrio produzindo mudanças especificas, diante do poder de Deus, o processo de Coaching traz benefícios extras para missionários aprimorando-os na firmação da fé baseada no evangelho, na captação e manutenção de novos fieis e membros para a igreja. Como em Pedro (4:10): “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.

Na busca constante da nossa conexão com Deus, esta ferramenta vai nos ajudar a:

  • Praticar o hábito da mudança, chegar a nossa essência. Renovar.
  • Conhecer a si mesmo, nossos limites, ampliar talentos. Expandir.
  • Conhecer a palavra, praticá-la e poder dar interpretações (ou visões) diversas de um mesmo texto bíblico. Atualizar.
  • Liderar pela palavra, mobilizando os membros (e novos, futuros) para alcançar metas. Realizar.
  • Aprender a usar e confiar na sua intuição para mover pessoas para um objetivo comum. Trabalhar em equipe.
  • Usar recursos do marketing pessoal e de relacionamento, que permite conquistar, persuadir e convencer pessoas sobre suas ideias, sobre você mesmo e suas crenças. Mudar o mundo.
  • Em resumo, humildemente: Renovar. Expandir. Atualizar. Trabalhar em equipe. Mudar o mundo.

Importante: o processo inicia-se com o primeiro passo ao participar dele, isto é, desde o inicio você já consegue praticar os ensinamentos de forma natural e lógica, pois todos os conceitos são interligados para chegar ao resultado final.

A partir do momento em que o cristão adquire e usufrui de todas as benesses do Novo Coaching, naturalmente ele se torna um multiplicador do método e passa a disseminar os conceitos, causando um movimento de enviar e receber de volta formando uma infinita corrente do bem ().

Como em Jeremias (29:11e 12): “Porque sou eu que conheço os planos que tenho pra vocês, diz o Senhor ‘Planos de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’. Então vocês clamaram a mim, virão orar a mim e eu os ouvirei”. Assim seja!